Santo Pago charrua Brilha e Garante Vaga na Expointer 2026
A Exposição Passaporte, realizada em Camaquã, Rio Grande do Sul, consagrou o cavalo crioulo Santo Pago Charrua, da Cabanha Quatro C, como o Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeão. O animal, de pelagem zaina colorada, assegurou sua participação na final da Morfologia da Expointer 2026, em Esteio.
O julgamento, que avaliou a excelência genética e funcional dos animais, foi conduzido por Darlei Hess, com o auxílio de Amanda Azambuja. Hess destacou a profundidade, aprumo, requinte, nobreza e expressividade do cavalo. Santo Pago Charrua, nascido em 2017, é filho de As Malke Sedutor-TE e Fisga Charrua. O animal já havia conquistado o título de Campeão Cavalo Adulto na Expointer 2025.
Josi Saragoza, da equipe da cabanha, enfatizou a dedicação ao trabalho com o cavalo. “É muito gratificante trabalhar com o que a gente ama e alcançar bons resultados. Seguimos com foco no projeto e colhemos mais uma conquista importante”, comentou.
Entre as fêmeas, Trinidad da Cabanha Santa Fé-TE, da Cabanha Santa Fé, de Aceguá, conquistou o título de Grande Campeã. A égua gateada salgo esquerdo, nascida em 2022, é filha de JA Impulso e JA Andorinha. Os jurados elogiaram a firmeza de sua linha superior, garupa bem conformada e excelente movimentação.
Ao todo, oito animais (quatro machos e quatro fêmeas) foram classificados para a final da Morfologia da Expointer 2026. Além dos campeões, foram classificados: Taragüi Bien Hablado (Cabanha Caragüi), RE Um a Zero-TE (Estância Liberdade) e GAP Pandillero (Cabanha Villa Matarazzo) entre os machos; e Invernada do Amanhecer (Cabanha Nova Querência), GAP Quimera (Cabanha Jolugar) e Vacaria da Cabanha Santa Fé (Cabanha Santa Fé) entre as fêmeas.
A Passaporte de Camaquã integra o Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo 2026, que terá outras exposições até dezembro. A morfologia é uma ferramenta importante na seleção de animais funcionais, valorizando características que impactam na rusticidade e performance do cavalo.
Os resultados em Camaquã demonstram o avanço genético da raça e a qualidade dos criatórios.
Fonte: O sul
Sobre o Autor
0 Comentários