A partir de hoje , segunda-feira, dia 3 de novembro, o estacionamento rotativo voltará a funcionar em Osório. O sistema havia sido suspenso em fevereiro deste ano para passar por uma reavaliação completa, com a participação da comunidade por meio de consultas on-line e debates públicos. Após esse processo, a prefeitura anunciou mudanças importantes, como a redução da tarifa e do número de vagas da área azul.
Com a revisão feita em conjunto com a empresa responsável, a área azul passará a ter 560 vagas, além da criação de até 108 vagas gratuitas espalhadas por diferentes pontos do centro da cidade. A tarifa, que antes custava R$ 2,50 por hora, foi reduzida para R$ 2,00, representando uma diminuição de 20% no valor pago pelos motoristas. Essa mudança atende a um dos principais pedidos da população durante as consultas públicas.
Algumas ruas foram retiradas definitivamente do sistema rotativo, como Santos Dumont, Manoel Marques da Rosa, 24 de Maio, Barão do Rio Branco e Costa Gama. Outra novidade é a ampliação das formas de pagamento. Agora, além do aplicativo e dos cobradores conhecidos como “Amarelinhos”, os motoristas poderão pagar usando um QR Code disponível nas placas de sinalização do rotativo. Também será possível efetuar o pagamento em estabelecimentos credenciados.
Para facilitar o atendimento, a empresa responsável foi autorizada a instalar uma estrutura móvel no centro de Osório, oferecendo informações e suporte aos usuários. A região do hospital também contará com vagas na área azul, buscando atender melhor quem precisa de acesso rápido aos serviços de saúde.
Na quinta-feira, dia 30 de outubro, os “Amarelinhos” começaram a aplicar os adesivos com os QR Codes nas placas das ruas. Serão 13 agentes atuando no sistema, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, e aos sábados das 8h às 12h.
O estacionamento rotativo seguirá sendo operado pela empresa G2 Empreendimentos e Logística Ltda, responsável pelo sistema Pare Fácil.
Confira, no mapa, os trechos da área azul, com estacionamento rotativo.

Fonte: Ascom PMO