Um azeite produzido no Rio Grande do Sul acaba de receber um dos mais importantes reconhecimentos do mundo no setor. O Potenza Intenso, fabricado na Fazenda Serra dos Tapes, localizada em Canguçu, foi um dos vencedores do Mario Solinas Quality Award 2025 – Southern Hemisphere Edition. O prêmio é considerado o principal reconhecimento global dedicado aos azeites extravirgens.
O concurso é promovido pelo Conselho Oleícola Internacional (COI), organização com sede em Madri que reúne os principais países produtores e consumidores de azeite do mundo. O COI, criado em 1959, estabelece padrões internacionais de qualidade e trabalha para promover o consumo e a pesquisa sobre azeites e azeitonas.
Na edição de 2025, o júri internacional, composto por chefes de painéis de degustação reconhecidos pelo COI, avaliou as amostras nos dias 9 e 10 de setembro em San Juan, Argentina. Ao todo, 30 amostras de cinco países do Hemisfério Sul – Argentina, Uruguai, Brasil, Peru e África do Sul – participaram da competição.
O azeite brasileiro foi o grande vencedor na categoria “Medium Green”. Além do Potenza Intenso, outros três azeites foram premiados: La Agrícola SA (Mendoza, Argentina) na categoria “Robust Green”, Ernesto Singer (Montevidéu, Uruguai) na categoria “Delicate Green” e Agroliva (Buenos Aires, Argentina) na categoria “Ripe”.
Não é a primeira vez que a Fazenda Serra dos Tapes se destaca no cenário internacional. Em 2023, o azeite Potenza Frutado, também produzido na fazenda gaúcha, já havia sido reconhecido entre os melhores do mundo.
Fonte: globorural.globo.com