O **Notícias do RS** utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar tráfego e exibir anúncios personalizados, incluindo Google AdSense. Para continuar, precisamos do seu consentimento explícito.

PUBLICIDADE

Ciclone Ameaça o Sul com Ventos fortes e Risco de Tornados

A formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil deve intensificar ventos e tempestades a partir da madrugada desta sexta-feira (7). As regiões Noroeste, Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul estão em alerta máximo, com projeções de rajadas de vento acima de 100 km/h, chuvas intensas em curtos períodos e potencial para tornados isolados.

 

A instabilidade deve se espalhar rapidamente, afetando diversos municípios da Metade Norte do estado, com possíveis danos estruturais, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia. O sistema climático trará chuva, vento e granizo de forma irregular, com maior impacto em áreas onde as células convectivas forem mais intensas.

 

Áreas costeiras como o Litoral Médio, Litoral Norte e setores da Costa Doce, também devem sentir a força do ciclone, com rajadas de vento podendo ultrapassar os 100 km/h, principalmente durante a manhã, quando o sistema atingir seu pico de intensidade.

 

Existe risco de avanço do mar, ressaca, quedas de placas, destelhamentos e interrupções em rodovias, sendo recomendado evitar deslocamentos longos durante o período crítico.

 

O cenário mais crítico se concentra no Noroeste, Norte e Nordeste do estado, com elevado risco de tempestades severas, rajadas de vento acima de 100 km/h e condições favoráveis para a formação de tornados, especialmente durante a madrugada e manhã.

 

Além dos ventos, a chuva poderá ser torrencial, com acumulados entre 60 e 100 mm em 24 horas, podendo chegar a 150 mm na região Central, em um curto intervalo de 6 a 12 horas, o que pode causar alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

 

Há possibilidade de granizo grande isolado, com potencial para danos em veículos, telhados e lavouras em todas as áreas da Metade Norte, necessitando atenção redobrada da população e das autoridades. Mesmo regiões fora do núcleo mais severo serão afetadas, com volumes de chuva entre 10 e 80 mm/dia e ventos de 50 a 85 km/h.

 

No sábado (8), a influência do ciclone extratropical ainda será sentida, com acumulados de chuva entre 30 e 60 mm/dia no Litoral Norte, Litoral Médio,

 

Costa Doce e Região Metropolitana, além de rajadas de vento intensas, variando de 50 a 85 km/h, podendo ultrapassar novamente os 100 km/h em pontos isolados.

 

A previsão é de que no domingo (9), o tempo melhore com a chegada de uma área de alta pressão atmosférica, trazendo sol, temperaturas agradáveis e diminuição dos ventos.

 

 

Fonte: Litoral Mania

Receba Nossas Notícias No Seu Celular

Compartilhe Esta Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

PUBLICIDADE