O **Notícias do RS** utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar tráfego e exibir anúncios personalizados, incluindo Google AdSense. Para continuar, precisamos do seu consentimento explícito.

PUBLICIDADE

Operação Apreende Toneladas de Cabos de Cobre e Prende Suspeitos em Caxias do Sul

Foto : Apreensão Policia Civil

Uma operação policial foi deflagrada nesta sexta-feira em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, resultando na apreensão de mais de uma tonelada de fios e cabos de cobre e na prisão em flagrante de dois indivíduos. A ação, denominada Operação Ingaudium, foi conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e dos Serviços Delegados do Departamento Estadual de Investigações Criminais.

 

A investigação teve início após o registro de ocorrências de desvio de fios e cabos de cobre e o monitoramento de suspeitos. Segundo informações, os delitos eram praticados por dois funcionários de uma empresa terceirizada de telefonia.

 

O esquema consistia na retirada dos materiais de postes em vias públicas de Caxias do Sul durante o horário de trabalho. Os funcionários desviavam uma grande quantidade dos bens para uma residência em local isolado.

 

A delegada Fernanda Drews Amorim explicou que os bens eram posteriormente processados para a segregação, moagem e comercialização ilegal do cobre. Para evitar o rastreamento, os funcionários desligavam os rastreadores veiculares durante o expediente, enganando as empresas de telefonia concessionárias de serviços públicos essenciais.

 

Os dois indivíduos foram presos em flagrante por estelionato na modalidade de disposição de coisa alheia como própria. Além da grande quantidade de fios e cabos de cobre, conhecidos como “cabelinhos”, foram apreendidos utensílios e maquinários utilizados para a pesagem, corte, separação e incineração do cobre, dois veículos utilizados na prática criminosa, três aparelhos celulares e uma carabina de pressão.

 

O prejuízo estimado às concessionárias de serviços públicos de telefonia ultrapassa os 35 mil reais somente no município de Caxias do Sul. A polícia informou que outras diligências investigatórias serão realizadas durante o inquérito policial. Os materiais apreendidos foram restituídos às empresas lesadas.

 

Fonte: Policia Civil

Receba Nossas Notícias No Seu Celular

Compartilhe Esta Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

PUBLICIDADE